Biblioteca - Campus Diadema

Relatório Anual de Atividades

Relatório Anual de Atividades 2018

 

APRESENTAÇÃO

 

Esse documento traz informações referentes às atividades desenvolvidas no ano de 2018 além de apresentar um histórico dos principais dados estatísticos para efeito de comparação com os anos anteriores.

 

 
  1. A BIBLIOTECA UNIVERSITÁRIA UNIFESP CAMPUS DIADEMA

        

        1.1 Estrutura física

 

A biblioteca está situada na Unidade Manoel da Nóbrega e ocupa uma área física de 346m2. A área de consulta é integrada à área do acervo possuindo 56 assentos. Possui 70 estantes de dupla face e 7 estantes simples. Desde 2012, quando houve uma pequena reforma, com consequente expansão, não houve nenhuma mudança significativa com relação à estrutura física.

Em 2016, foi instalado um balcão de atendimento adequado ao trabalho dos servidores e adaptado um terminal de consulta para atendimento aos deficientes visuais com a instalação de uma lupa e scanner de mesa, adquiridos pela PRAE.

Em 2017, foi cedida para a biblioteca a área do antigo Depósito de Materiais de Limpeza, que fica dentro da biblioteca. Esse espaço está sendo utilizado para realocação do acervo de pouca demanda e também como depósito de outros tipos de materiais.  A anexação desse espaço à biblioteca permitirá o crescimento do acervo necessário para atender as mudanças e atualizações de plano de ensino, pois o prazo para a construção de prédio próprio ainda não está definido e, portanto a biblioteca deverá permanecer no mesmo local ainda por alguns anos.

 

        1.2 Horário de atendimento

 

Desde 2012, a biblioteca teve seu horário de atendimento reduzido em consequência da redução do seu quadro de servidores.Em 2015, passamos a contar com 2 pessoas a menos para atendimento e o atendimento aos sábados também deixou de ser realizado.

  

Quadro 1 – Horário de funcionamento

Ano

Horário de atendimento

2010

Seg. à sex. 8h às 21h; Sáb. das 8h às 13h.

2011

Seg. à sex. 8h às 21h; Sáb. das 8h às 13h.

2012

Seg. à sex. 12h às 20:30h; Sáb. das 8h às 13h.

2013

Seg. à sex. 12h às 20:30h; Sáb. das 8h às 13h.

2014

Seg. à sex. 12h às 20:30h; Sáb. das 8h às 13h.

2015

Seg. à sex. 12h às 20:30h.

2016

Seg. à sex. 12h às 20:30h.

2017

Seg. à sex. 12h às 20:30h.

2018

Seg. à sex. 12h às 20:30h.

Fonte: Biblioteca Unifesp Diadema, 2018.

 

 

        1.3 A Comissão de Apoio à Biblioteca

 

A CAB assessora no processo de seleção e atualização da bibliografia de interesse para os cursos de graduação e programas de pós-graduação, além de participar de decisões sobre assuntos acadêmicos referentes à biblioteca do campus Diadema.

Em 05 de julho de 2013 houve a homologação do Regimento Interno da Comissão de Apoio à Biblioteca (CAB) pela Congregação. Em 2016, o regimento da CAB foi atualizado com a proposta de alteração na sua composição: os cursos de Química e Química Industrial passaram a ter uma única representação bem como os programas de Pós-Graduação. Essa alteração foi aprovada na Congregação do dia 06 de dezembro de 2016.

 

 Após aprovação do regimento, foram realizadas reuniões nas seguintes datas:

  • 11 de dezembro de 2013
  • 28 de março de 2014
  • 02 de outubro de 2014
  • 27 de novembro de 2015
  • 29 de abril de 2016
  • 06 de dezembro de 2016
  • 06 de dezembrode 2017
  • 06 de abril de 2018

 

 

  1. RECURSOS HUMANOS

 

Atualmente, no quadro atual de servidores da biblioteca constam quatro assistentes administrativos e quatro bibliotecários, porém, em fevereiro e dezembro de 2018, dois servidores foram afastados para tratamento de saúde e não há previsão de retorno às atividades.

 

Tabela 1 – Recursos Humanos

Função

Número de servidores

 

2010

2011

2012

2013

2014

2015

2016

2017

2018

Bibliotecários

1

4

4

4

4

3

3

4

4

Assistentes administrativos

6

3

5

3

2

3

4

4

4

Estagiários

0

0

0

1

2

0

0

0

0

Fonte: Biblioteca Unifesp Diadema, 2018.

 

 

  Quadro 2 – Servidores ativos

Cargo

Quantidade

Nomes

Assistente administrativo

4

Adriano Alves de Almeida (licença saúde)

Erika Pereira de Magalhães

Michele Hidalgo de Carvalho

(vaga em aberto)

Bibliotecário

4

Argélia Peixoto

Andrezza de Santana Moreira

Daniela FoppaFuzari (licença saúde)

Ednelza Sarmento Garcia Gushiken

Fonte: Biblioteca Unifesp Diadema, 2018.

 

 

        2.1 Participação em cursos em 2018

 

Os servidores da biblioteca procuram participar de cursos e eventos de interesse para o trabalho.Os servidores da biblioteca procuram participar de cursos e eventos de interesse para o trabalho. A instituição e o campus têm, sempre que possível, apoiado a iniciativa com o pagamento de inscrição, diárias e passagens ou cedendo transporte para deslocamento.

 

Quadro  3 – Cursos

Nome do curso / evento

Data e carga horária

Número de Participantes

Gestão Orçamentária e Financeira

Julho

2

6h

I Seminário Gestão de Dados de Pesquisa UNIFESP e UFABC

Agosto

3

16h

Treinamento SEI Presencial

Agosto

3

3h

Encontro Regional Pergamum

Setembro

2

11h

Organização e Gestão de Banco de Dados

Setembro

1

4h

ABEC Meeting 2018

Setembro

3

30h

Introdução a Teoria e Gestão de Coleções Raras e Especiais

Dezembro

3

28h

Introdução ao Método de Revisão Sistemática

Setembro a Dezembro

2

45h

Fonte: Biblioteca Unifesp Diadema, 2018.

 

 

        2.2 Participação em comissões

 

Em 2018, os servidores da biblioteca tiveram participação em órgãos colegiados da instituição e grupos de trabalho.

  • Comissão de Apoio à Biblioteca
  • Comissão de Acessibilidade Local
  • Comissão de criação de Política de Arquivo e Guarda de Documentos
  • ComitêEditorial Local doProjeto Pedagógico Institucional
  • Grupo de Catalogaçãoda CRBU

 

 

  1. ACERVO

 

        3.1 Composição do acervo

 

Tabela 2 – Distribuição do acervo da biblioteca do ICAQF por tipo de bibliografia 

Curso

Básica

Títulos

Básica

Exemplares

Complementar

Títulos

Complementar

Exemplares

Ciências Ambientais

83

1.230

106

1.166

Ciências Biológicas

194

3.334

155

1.890

Ciências - Licenciatura

327

5.518

267

2.874

Engenharia Química

374

7.446

387

4.636

Farmácia

233

4.464

265

3.460

Química

118

3.062

148

2.050

Química Industrial

140

3.438

176

2.397

Fonte: Biblioteca Unifesp Diadema, 2018.

 

 

Tabela 3 - Tipos de documentos presentes no acervo da biblioteca do ICAQF

Tipo de Documento

Qtde. de Títulos

Qtde. de Exemplares

CD

106

731

DVD

15

59

Digital

493

0

Folheto

57

183

Livro

3.467

18.563

Norma Técnica

13

14

Referência

105

279

TCC

977

977

Tese e Dissertação

143

143

 TOTAL

5.376

20.949

Fonte: Pergamum - UNIFESP, 2018.

 

 

        3.2 Plano de ensino

 

Para facilitar a avaliação do acervo e a emissão dos relatórios necessários aos avaliadores do MEC, os Planos de Ensino das unidades curriculares dos projetos pedagógicos dos cursos oferecidos pelo Campus Diadema foram cadastrados no sistema Pergamum. Esse trabalho foi realizado pelos assistentes administrativos em período de recesso escolar. Espera-se que essa ferramenta auxilie os bibliotecários na avaliação do acervo e oriente os docentes na solicitação e indicação da bibliografia utilizada nos cursos.

 

        3.3 Procedimentos para solicitação de materiais bibliográficos

 

Em 2016, a biblioteca elaborou um documento estabelecendo um procedimento, a ser adotado pelos docentes, para solicitação de compra de títulos à biblioteca. Pretende-se com isso proporcionar aos docentes mais flexibilidade na indicação de bibliografia adequando-a aos planos de ensino, sem que se perca de vista a racionalização da utilização de recursos públicos, o atendimento às indicações do MEC e as demandas discentes. Esse documento foi enviado por e-mail para todos os docentes e ficará disponível na página da biblioteca na internet.

A adoção de um procedimento padrão para solicitação de livros para a biblioteca, discutida e aprovada na Comissão de Apoio à Biblioteca e na Câmara de Graduação, trará racionalização dos recursos investidos em acervo e atendimento mais pontual às necessidades dos docentes e alunos. 

 

        3.4 Aquisição de recursos informacionais

 

A aquisição de recursos informacionais é descentralizada, ou seja, independe das demais bibliotecas da UNIFESP e é executada e controlada pelo campus. Cabe à biblioteca elaborar o termo de referência dos processos de compra, normalmente, realizados por Registro de Preços por pregão eletrônico.

Em 2018, diante da impossibilidade de destinar parte dos recursos de capital para a compra de livros, a Direção Administrativa propôs que a biblioteca usasse uma parte de recurso de custeio para a assinatura de e-books ou periódicos. Estão em andamento os processos de assinaturas:

  • Enciclopédias da Editora Wiley: Ullmann's Encyclopedia of Industrial Chemistry e Kirk-Othmer Encyclopedia of Chemical Technology.

Processosconcluídos:

  • Base de dados: Global Plants (JSTOR);
  • Periódico: Journal of Chemical Education (American Chemical Society).

 

Tabela 4 – Investimento em acervo

Ano

Valor

2007

R$ 70.027,00

2008

R$ 89.954,31

2009

R$ 80.698,61

2010

R$ 161.930,82

2011

R$ 176.585,51

2012

R$ 1.042.411,93

2013

R$ 106.856,17

2014

R$ 60.166,30

2015

R$ 133.963,87

2016

R$ 46.611,64

2017

R$ 20.000,00

2018

US$ 1.127,82

Fonte: Pergamum - UNIFESP, 2018.

 

 

Gráfico 1 – Material adquirido por ano na biblioteca do ICAQF

Aquisições por ano_2018.PNG

Fonte: PHL © Elysio – UNIFESP e Pergamum, 2018.

 

 

        3.5 Preservação

 

Para aumentar a durabilidade do acervo, a biblioteca mantém um contrato de serviço de encadernação de livros que apresentam sinais de desgaste.Nesse processo, os livros são refilados e tem a capa trocada. Ao longo de 4 anos foram reencadernados 600 livros e pretende-se manter este serviço com regularidade.

 A limpeza dos livros também é atividade essencial para conservação do acervo e garantia de salubridade para usuários e servidores.A higienização do acervo possibilita identificar qualquer problema de início de contaminação do acervo por micro-organismos e insetos, além de evitar o acúmulo de poeira nos livros e estantes.

 

        3.6 Sistema antifurto

 

Para evitar furtos a biblioteca adota um sistema de segurança que utiliza fitas eletromagnéticas detectadas por um dispositivo instalado na entrada/saída da biblioteca.Devido à falha no equipamento no final de 2015, em 2016 foi realizada a compra de novo equipamento, fazendo adesão à ata do pregão 15/2015 realizado pela Universidade Federal da Paraíba no valor de R$ 24.950,00.

 

 

  1. PROCESSAMENTO TÉCNICO

 

É a atividade que engloba a classificação, catalogação, indexação e preparo físico dos documentos, disponibilizando-os em bases de dados para facilitar a identificação e recuperação do material informacional.

 

Gráfico 2 – Processamento técnico do acervo na biblioteca do ICAQF

Processamento técnico_2018.PNG

Fonte: PHL © Elysio - UNIFESP e Pergamum, 2018.

 

 

Tabela 5 – Processamento Técnico

Ano

Livros Catalogados

Exemplares Tombados

2007

484

1.225

2008

1.091

1.464

2009

497

1.010

2010

1.022

2.343

2011

761

2.043

2012

343

8.730

2013

249

1.008

2014

213

683

2015

280

1.215

2016

128

536

2017

126

417

2018

192

570

Fonte: PHL © Elysio - UNIFESP e Pergamum, 2018.

   

 

  1. ATENDIMENTO AOS USUÁRIOS

 

O atendimento aos usuários tem por finalidade atender as demandas informacionais da comunidade universitária e do público externo, tanto presencialmente como por meios eletrônicos e demais meios de comunicação.

 É responsável pela orientação dos usuários quanto ao uso do acervo, fontes de informação e serviços da biblioteca. Também auxilia as pesquisas, apoia as consultas, realiza treinamentos para os usuários e elabora publicações sobre seus serviços.

Entre os serviços que fazem parte do atendimento aos usuários destacam-se:

  • Cadastro de usuários;
  • Empréstimo e devolução;
  • Renovação e reserva;
  • Consulta ao acervo;
  • Registro de consulta local;
  • Penalidade alternativa;
  • Guarda de livros;
  • Leitura / conferência de estantes;
  • Inventário;
  • Atendimentos: pessoal, telefone, e-mail e redes sociais.

   

        5.1 Circulação

 

A circulação corresponde a toda e qualquer movimentação física de materiais emprestados a usuários. A circulação do material bibliográfico pode ocorrer pela sua simples retirada da prateleira, seja para seu manuseio no local ou em outro espaço da Biblioteca, seja para sua retirada por empréstimo domiciliar.

 

        5.1.1 Cadastro de usuário

 

Várias atividades são necessárias para que a circulação dos materiais bibliográficos possa acontecer. Além das atividades que envolvem o tratamento da informação, os usuários tem que ser cadastrados manualmente no sistema da biblioteca, pois ainda não há integração com nenhum sistema utilizado pela instituição, seja de RH ou graduação.

Em 2016, a biblioteca passou a realizar empréstimo para ex-alunos mediante um recadastramento.

 

Tabela 6 - Relação de usuários ativos na biblioteca do ICAQF

Tipo de Usuário

Quant.

Quant.

Quant.

Quant.

Quant.

Quant.

Quant.

Quant.

Quant.

2010

2011

2012

2013

2014

2015

2016

2017

2018

Graduação

683

1.134

1.887

2.148

2.567

2.702

3.072

2.990

3.442

Pós-graduação

24

27

56

36

75

112

158

228

284

Docente

79

105

131

147

157

162

291

293

299

Servidor

28

30

38

35

38

43

47

49

52

Ex-aluno

0

0

0

0

0

0

4

3

5

Total

814

1.296

2.112

2.366

2.837

3.019

3.572

3.563

4.082

Fonte: PHL © Elysio – UNIFESP e Pergamum, 2018.

 

 

Gráfico 3 – Usuários ativos na biblioteca do ICAQF

Usuários Ativos_2018.PNG

Fonte: PHL © Elysio – UNIFESP e Pergamum, 2018.

 

 

        5.1.2 Empréstimos

 

Em relação a 2012, houve um aumento de 42% no número total de usuários inscritos ativos na biblioteca. O pico de empréstimos em 2010 coincide com a criação dos cursos de Licenciatura e Ciências Ambientais. Ao final de 2015, constatamos uma redução no número total de empréstimos, em decorrência da diminuição do número de vagas ofertadas nesse ano e também devido ao período de greve dos técnicos administrativos em educação. Em 2015, observamos considerável redução no número de empréstimos dos alunos dos cursos de Farmácia, Licenciatura, Química e Química Industrial o que reflete no número total de empréstimos. Também reflete na quantidade de empréstimos, a redução do número de salas ocupadas no prédio, devido à distância entre as unidades, muitos alunos que não tem aula na unidade Manoel da Nóbrega não conseguem vir até a biblioteca com a frequência necessária. O aumento percebido em 2016 reflete o processo de restabelecimento do número de vagas iniciado nesse ano.

   

Tabela 7 - Empréstimos domiciliares e renovações realizadas pela biblioteca do ICAQF

Cursos

2007

2008

2009

2010

2011

2012

2013

2014

2015

2016

2017

2018

Ciências Ambientais

0

0

0

1.309

2.023

2.427

2.755

2.656

1.869

2.471

5.386

2.752

Ciências Biológicas

520

2.772

3.934

5.819

5.384

4.627

6.826

7.128

5.283

6.527

9.635

5.764

Engenharia Química

989

3.559

4.033

8.350

9.324

8.235

14.975

14.573

8.245

11.884

18.667

6.823

Farmácia

1.013

4.132

7.347

14.032

14.384

13.589

21.494

19.101

8.313

11.407

18.018

12.222

Ciências – Licenciatura

0

0

0

3.694

3.642

4.532

6.461

6.559

3.032

4.261

8.986

4.590

Química

632

2.950

3.935

5.174

5.702

4.929

7.289

6.039

2.554

4.295

8.237

5.203

Química Industrial

0

0

0

1.876

2.531

2.078

3.558

3.783

1.823

2.534

5.358

2.939

Biologia Química

0

0

0

7

20

9

74

84

40

35

69

30

Ciência e Tec. da Sustentabilidade

0

0

0

364

196

140

170

198

86

108

437

269

Ecologia e Evolução

0

0

0

28

2

19

43

37

3

37

75

60

Análise Ambiental Integrada

 0

0

0

0

0

0

0

5

53

69

198

29

Engenharia e Ciências de Materiais

0

0

0

0

0

0

0

0

16

0

0

19

Engenharia Química

0

0

0

0

0

0

0

0

0

0

0

83

Ensino de Ciências e Matemática

0

0

0

0

0

0

0

0

0

18

357

16

Ciências Farmacêuticas

0

0

0

0

0

0

0

0

0

170

42

32

Outros

1360

2416

2079

2413

1751

3224

1057

1401

2095

187

467

669

TOTAL

4.514

15.829

21.327

43.066

44.959

43.809

64.702

61.564

33.412

44.003

75.932

41.500

Fonte: PHL © Elysio – UNIFESP e Pergamum, 2018.

 

 

Gráfico 4  – Total de empréstimos realizados por ano

Empréstimos por ano_2018.PNG

Fonte: PHL © Elysio - UNIFESP e Pergamum, 2018.

 

 

        5.1.3 Consulta ao acervo

 

A consulta local ao acervo geral e às obras de referência também foi contabilizada.

 

Tabela 8 – Consulta local na biblioteca do ICAQF

Ano

Total de Exemplares

2011

7.737

2012

4.952

2013

7.432

2014

8.070

2015

5.588

2016

6.770

2017

6.052

2018

4.604

Fonte: Biblioteca Unifesp Diadema, 2018.

 

 

O fato do nosso campus não ser centralizado dificulta/impede a permanência dos alunos na biblioteca. Percebemos que o uso do espaço é mais frequente pelos alunos que tem aulas no mesmo prédio onde a biblioteca se localiza.

 

        5.1.4 Penalidade alternativa

 

Com intuito de atender melhor nossos alunos e se pautando em ações justas e igualitárias, a biblioteca implantou a partir de setembro de 2013 a penalidade alternativa para suspensões por atraso de devolução. O regulamento da biblioteca foi alterado de acordo com a aprovação na reunião da congregação de 19 de julho de 2013, no item referente a atrasos na devolução, com a inclusão do parágrafo a seguir:

“Para suspensões iguais ou superiores a 30 dias por atraso de material fica facultado ao usuário optar, também, pela isenção da suspensão em troca da doação de livros:

a) Os livros doados deverão estar em bom estado de conservação, o que será avaliado no momento da doação por um bibliotecário;

b) Os títulos que poderão ser aceitos serão indicados em listas elaboradas pela biblioteca respeitando critérios diferenciados para suspensões de 30 até 60, 61 até 90, de 91 até 364 dias. Para suspensões acima de 01 ano, é facultado à biblioteca determinar a penalidade alternativa ao usuário, de forma razoável, de acordo com a gravidade do fato;

c) Títulos que não constarem das listas poderão ser aceitos mediante avaliação eaprovação de um bibliotecário;

d) A quantidade recebida para cada título da lista também será indicada; após alcançar essa quantidade o título será substituído;

e) Cada usuário poderá se beneficiar dessa medida no máximo três vezes pelo período de um ano.”

 

A medida foi efetivamente implantada em 14 de outubro, no início do 2º semestre de 2013, e tem sido bem aceita pelos alunos.

 

Tabela 9 - Quantidade de títulos doados

Penalidade

2013

2014

2015

2016

2017

2018

30 a 60 dias

11

21

13

26

 18

14

61 a 90 dias

1

3

0

4

 0

3

Superiores a 90 dias

4

3

4

13

 10

9

Total

16

27

17

43

28 

26 

Fonte: Biblioteca Unifesp Diadema, 2018.

 

 

        5.1.5 Outros serviços referentes à circulação

   

Tabela 10 – Empréstimo entre bibliotecas (externas à Unifesp)

Ano

Quantidade

2011

5

2012

6

2013

3

2014

1

2015

3

2016

1

2017

1

2018

2

Fonte: Biblioteca Unifesp Diadema, 2018.

  

 

Tabela 11 – Empréstimo inter-Unifesp (bibliotecas da Unifesp)

Ano

Quantidade

2012

19

2013

151

2014

278

2015

73

2016

75

2017

110

2018

70

Fonte: Biblioteca Unifesp Diadema, 2018.

 

 

Tabela 12 – Comutação bibliográfica

Ano

Quantidade

2011

3

2012

2

2013

12

2014

15

2015

4

2016

7

2017

0

2018

 6

Fonte: Biblioteca Unifesp Diadema, 2018.
 
 
Tabela 13 – Empréstimo manual[1]

Ano

Quantidade

2013

330

2014

315

2015

104

2016

397

2017

391

2018

140

Fonte:Biblioteca Unifesp Diadema, 2018.

  

 

    5.2 Referência

 

O Serviço de Referência é a assistência direta e pessoal ao usuário na busca de informações existentes tanto no acervo da biblioteca como em outras instituições, no acesso a multivariadas fontes de informação e na normalização documentária. Abrange:

  • Assistência ao usuário, busca bibliográfica e normalização técnica;
  • Classificação de trabalhos de conclusão de curso, dissertações e teses;
  • Atualização do manual de normalização de trabalhos acadêmicos: de acordo com a atualização da NBR e inclusão e detalhamento de algumas informações;
  • Orientação presencial e à distância quanto à normalização de trabalhos acadêmicos e consulta à base de dados.

 

Tabela 14 – Classificação de tcc’s, dissertações e teses

Ano

Quantidade

2011

56

2012

26

2013

152

2014

273

2015

197

2016

319

2017

462

2018

331

Fonte: Biblioteca Unifesp Diadema, 2018.

 

 

        5.3 Treinamento

 

Cursos e programas de instrução orientada para capacitar o usuário na utilização dos recursos da biblioteca, nos métodos e técnicas da pesquisa bibliográfica e nas normas técnicas de documentação.

A biblioteca tem oferecido com regularidade o treinamento sobre Normalização de Trabalhos Acadêmicos e sobre ferramentas para gerenciamento de referências bibliográficas Endnote e Mendeley, sendo o último ministrado pela bibliotecária do Campus São Paulo, Andreia Feitosa do Carmo.

 

Quadro 4 – Treinamento

Nome do Evento

Data e Carga Horária

Participantes

Recepção aos Calouros

Março

150

30”

Endnote Basic e Mendeley

Abril

22

3h

Normalização de Trabalhos Acadêmicos

Junho

5

3h

Portal de Periódicos CAPES, Endnote Basice Mendeley

Agosto

33

3h

Normalização de Trabalhos Acadêmicos

Outubro

30

2h

Fonte: Biblioteca Unifesp Diadema, 2018.

  

 

        5.4 Comunicação

 

Com o objetivo divulgar contínua e regularmente aos usuários informações sobre seu acervo e serviços, a biblioteca utiliza canais de comunicação como o Facebook, Twitter e e-mail, além dos tradicionais.

  • Divulgação e alerta;
  • Atualização da homepage, redes sociais;
  • Recepção de calouros (Liga Acadêmica);
  • Folders e folhetos informativos.

A nova página da biblioteca na internet foi colocada no ar em 21/03/17, e foi desenvolvida pela própria equipe da biblioteca, estando diretamente envolvidos um assistente administrativo e uma bibliotecária. A oportunidade de idealizar o próprio site permitiu que se buscasse um design mais atrativo e de fácil navegação procurando oferecer aos usuários uma vasta gama de informações úteis e pertinentes às suas necessidades acadêmicas e de pesquisa. Desde então a administração da página é feita pela própria biblioteca tornando mais ágil a atualização de conteúdo e as reformulações que com o uso se percebam necessárias.

 


  1. adotado em casos de falha do sistema Pergamum, falta de energia, alunos suspensos, limite de livros excedidos, saída para uso externo e devolução no mesmo dia, etc.

 

Endereço: Rua Manoel da Nóbrega, 1149 - Diadema - São Paulo - CEP: 09910-720
Telefone Direto: (11) 4044-0660 ou Telefone: (11) 4044-0500 Ramal : 3460
E-mail: biblioteca.diadema@unifesp.br  Twitter:  @BiblioDiadema